Faculdade do Vale do Rio Arinos - AJES

NOTÍCIA

Data: Terça-feira, 16/06/2020 17:43

Os Fisioterapeutas do Futuro

Fonte: Profª. Dra. Maria Eduarda de Lima
Programação do evento

   Diante do atual cenário, as pessoas estão em constante adaptação e se reinventam diariamente. Com a pandemia de COVID-19, muitos profissionais da saúde precisaram participar de cursos de atualização e capacitações, na busca ativa de conhecimento, visando combater o inimigo invisível, que tem dizimado muitas vidas no Brasil e no mundo, o SARS-CoV-2, ou, como popularmente é chamado, coronavírus.

   No último dia 10/06/2020, alunos do curso de fisioterapia da faculdade AJES, participaram de um evento científico online, através de um aplicativo, que permitiu a conexão de mais de 170 participantes, entre alunos e professores da AJES, palestrantes, fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia de outras regiões do Brasil.

   O evento organizado pelos Coordenadores do Curso de Fisioterapia Maria Eduarda de Lima, Verônica Casarotto e Carlos Franzini, teve como tema “Contribuições da fisioterapia no enfrentamento da COVID-19”. O advento da tecnologia permitiu com que educadores do Brasil e do mundo continuassem as suas atividades acadêmicas e, devido a isso, conseguimos reunir profissionais especialistas, mestres e doutores da Região Sul, Norte e Centro-oeste do Brasil, e também do estado da Flórida, nos EUA, onde cada um contribuiu com seu conhecimento.

  Os participantes puderam discutir sobre os temas: fisioterapia home care em tempos de pandemia, papel do fisioterapeuta no tratamento de pacientes e na construção de medidas de enfrentamento à COVID-19, a visão de uma fisioterapeuta nos EUA e sua mudança de rotina com a COVID-19 e, por fim, foi evidenciado o papel da fisioterapia na pesquisa científica para o tratamento da COVID-19.

  Houveram muitos feedbacks positivos dos alunos e profissionais, que já solicitaram um novo evento online. Como diz o autor Daniel C. Rezende “Se adaptar as mudanças é muito mais do que aceitá-las, é saber tirar proveito delas”.

  A faculdade AJES mais uma vez marcando o seu nome na história e mostrando que, mesmo com a pandemia, é possível entregar ensino de qualidade e relevância científica aos alunos.