Faculdade do Vale do Rio Arinos - AJES

I Feira Científica e Cultural da AJES

Regulamento da I Feira Científica e Cultural da AJES

1. INTRODUÇÃO

A Faculdade do Vale do Rio Arinos – AJES – Unidade Juara, seguindo sua proposta pedagógica, busca, através da realização da I Feira de Científica e Cultural, despertar nos alunos o interesse pela atividade científica e cultural, bem como desenvolver nos discentes o espírito científico, o pensamento lógico e o senso experimental e crítico. A atividade busca ainda estimular atividades artísticas e culturais relacionadas à poesia, pintura, dramaturgia, folclore, artes plásticas, desenhos, fotografias, artigos científicos. Utilizando-se da metodologia de apresentação escrita e oral dos trabalhos desenvolvidos em grupos ou individual, obtêm-se uma experiência de aprendizado que muito contribui para a formação integral dos acadêmicos, tanto no que diz respeito ao aspecto pessoal quanto à preparação de uma carreira profissional. Ao colocarmos o ensino experimental a serviço dos projetos curriculares educativos, motivamos os acadêmicos a exaltarem não só a criatividade, mas também as suas capacidades técnicas e intelectuais.

Data de cadastramento dos projetos – 05 de agosto 30 de setembro

Apresentação dos projetos -  12 e 13 de dezembro

1. DOS OBJETIVOS DA FEIRA:
  2. a) Incentivar a atividade científica, através da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento;
  3. b) Promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos alunos;
  4. c) Proporcionar condições que auxiliem os alunos no desenvolvimento de suas personalidades, através de práticas educativas não curriculares.
  5. d) Despertar nos alunos o interesse pela atividade científica e cultural.
  6. e) Promover a Educação Ambiental.
  7. f) Aplicar conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do processo ensino/aprendizagem.
  8. g) Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe.
  9. h) Desenvolver nos discentes os valores de responsabilidade, dever, disciplina e dedicação.
  10. i) Promover as inter-relações étnicas raciais

1. DOS PARTICIPANTES DA FEIRA:
  2. a) Poderão participar todos os alunos regularmente matriculados na Faculdade do Vale do Rio Arinos – AJES.

1. EIXOS NORTEADORES
  2. a) Relações Étnicas-Raciais / Ações afirmativas
  3. b) Saúde Ambiental
  4. c) Valorização da Cultura Regional

1. FORMA DE APRESENTAÇÃO
  2. a) Resumo científico (Individual ou dupla )
  3. b) Documentários Audiovisuais (Individual ou no máximo grupo de 4 acadêmicos)
  4. c) Teatro/Dança/Música/Culinária (Individual ou no máximo grupo de 6 acadêmicos)

Parágrafo único O acadêmico escolherá o tema e a forma de apresentação, fazendo sua inscrição na secretaria entre o dia 05 de agosto a 13 de setembro.

5 REGRAS DE APRESENTAÇÃO

5.1 Resumo científico – O conteúdo dos trabalhos deve apresentar claramente: objetivos; revisão da literatura; metodologia; resultados e conclusões; e referências bibliográficas.

Terá que ser entregue um arquivo no Word com todos os requisitos: objetivos; revisão da literatura; metodologia; resultados e conclusões; e referências bibliográficas.

A apresentação será em forma de banner

Referências: As referências deverão seguir as normas da ABNT

5.2 Documentário Audiovisual -  Documentário é uma produção artística, via de regra um filme, não-ficcional, que se caracteriza principalmente pelo compromisso da exploração da realidade. Isto não significa que represente a realidade, tal como ela é. O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade. Os documentários são histórias baseadas em fatos reais. Eles têm como objetivo principal registrar, sensibilizar, ou informar pessoas sobre um determinado tema ou personagem. Muitos documentaristas têm como princípio um evidente ativismo social.

Tempo do vídeo mínimo 5 minutos, máximo 10 minutos.

5.3 EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA CULTURAL

5.3.1 Teatro – Deve ser entregue no formato Word os personagens e a sucessão de acontecimentos que constituem a ação, embasando no tema proposto. Tempo mínimo 5 min, tempo máximo 10 minutos de apresentação.

5.3.2 Dança – Deve ser entregue no formato Word a um resumo descrevendo o estilo da dança e a representação no tema proposto. Tempo mínimo 5 min, tempo máximo 10 minutos de apresentação.

5.3.3 Música – Deve ser entregue no formato Word a letra da música ou da paródia

5.3.4 Culinária – Deve ser entregue em formato de banner, a história do prato, a receita e a degustação ao público.

1. DISPOSIÇÕES FINAIS

Os autores dos trabalhos submetidos deverão referenciar e incluir créditos em todo conteúdo inserido em seu trabalho, identificando adequadamente as fontes utilizadas, sendo que qualquer identificação de cópia de trabalho não referenciado poderá resultar em plágio, sujeito às cominações legais e desclassificação.

As responsabilidades pela autoria conteúdo e originalidade dos trabalhos submetidos serão de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não vinculando, de nenhuma forma, as Comissões Organizadora e Científica do evento e a Instituição.

Professores

1 Relações Étnicas-Raciais / Ações afirmativas (Diógenes, Maria Eduarda, Mayara, Carolina)

2 Saúde Ambiental (Diógenes, Maria Eduarda, Adriana, Josué, Leticia Montovane)

3 Valorização da Cultura Regional (Diógenes, Maria Eduarda, Almir, Jhuli, Amanda Montovane)

Entra em vigor a partir da data de publicação.

Juara/MT, 05 de agosto de 2019.

Diógenes Alexandre da Costa Lopes