Faculdade do Vale do Rio Arinos - AJES

MONOGRAFIAS - Bacharelado em Fisioterapia

BENEFÍCIOS DO PROTOCOLO FISIOTERAPÊUTICO EM PACIENTES PÓS COVID: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: Ana Carolaine Santos da Silva
Orientador: Prof. Ana Paula Ribeiro Guimarães
RESUMO: O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecto contagiosa que tem como principal causa a síndrome respiratória aguda, estudos evidenciam que a patologia traz acometimentos pulmonares e sistêmicos como perda de trofismo muscular, fraqueza, fadiga e diminuição do equilíbrio, diminuindo as suas atividades de vida diária, sendo necessária a reabilitação fisioterapêutica após a alta hospitalar. Este trabalho apresenta como objetivo evidenciar sobre a importância da fisioterapia na reabilitação de pacientes pós COVID através de um estudo de revisão bibliográfica, onde foram utilizados sites de busca Google Scholar, LILACS, PUBMED e SCIELO, através do tema “Reabilitação fisioterapêutica em pacientes PÓS COVID”, de artigos científicos publicados entre os anos 2021 e 2022, na língua portuguesa e inglesa. Conclui-se então que é muito importante a atuação da fisioterapia na reabilitação desses pacientes, é necessário ser realizado mais pesquisas sobre a reabilitação desses pacientes pós COVID, e de suas sequelas. PALAVRAS-CHAVE: Protocolo fisioterapêutico; PÓS COVID; Reabilitação;



INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICA PARA ALÍVIO DE DOR LOMBAR CRÔNICA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: Fernanda Aparecida Gasparini Snichelotto
Orientador: Prof. Dra. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A lombalgia é uma das maiores causas de morbidade e incapacidade funcional na população mundial, de causas multifatoriais, estudos mostram que dentro de 25 anos a dor lombar teve um aumento de 54 % devido ao aumento da população. As intervenções fisioterapêutica tem como objetivo estar atuando para o alívio da dor lombar e restaurando a capacidade funcional do indivíduo. Objetivo : este estudo teve por objetivo verificar os possíveis tratamentos fisioterapêutico para dor lombar crônica. Metodologia : Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde foram utilizados 11 artigos que encontrariam dentro dos critérios de inclusão, as bases de dados para o desenvolvimento da pesquisa foram SCIELO, PUBMED, PEDro, LILACS e MEDLINE. Conclusão: a pesquisa pôde concluir que a fisioterapia e suas intervenções de forma manual têm efeitos positivos para o alívio da dor lombar, além de produzir melhora de mobilidade, amplitude de movimento, condicionamento físico, condições musculoesquelética e consequentemente uma melhor qualidade de vida para os indivíduos que sofrem de lombalgia crônica. PALAVRAS-CHAVE: Lombalgia Crônica; Fisioterapia; Tratamento.



HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: Milena dos Santos Ceretta
Orientador: Veronica Jocasta Casarotto
A Síndrome da Fibromialgia (FM) é uma patologia reumática que possui etiologia desconhecida, qualificada por dores musculoesqueléticas crônica e difusa, com pontossensíveis nas junções miotendinosas ou nos músculos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da hidroterapia no tratamento da fibromialgia. A pesquisa realizada neste trabalho será de uma revisão de literatura, no qual serão realizadas consultas a livros, dissertações e em artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados, PubMed, Biblioteca, Microsoft Academic Search. Foram encontrados 95 resultados utilizando os descritores, sendo selecionados 7 artigos para a composição dos resultados. Notou-se que a fibromialgia pode ser considerada como um distúrbio qualificado por dor musculoesquelética generalizada que tem como outros sintomas a fadiga, sono, problemas de memória e de humor, e a técnica de hidroterapia com a banheira quente beneficia a pressão nas articulações, pois, a água oferece um ambiente livre de gravidade fazendo a estimulação de uma maior amplitude de movimento.



AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE PACIENTES EM TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: Gracieli Fernanda de Castro
Orientador: Veronica Jocasta Casarotto
A satisfação de desenvolver um procedimento é muito importante, então para que soubesse desse ponto de vista, vimos a satisfação dos pacientes que utilizam esses serviços. Na qual objetivo é avaliar a satisfação dos usuários que realizaram tratamento fisioterapêuticos. Para obter essa avaliação será mostrado como é realizado o trabalho do fisioterapeuta, como é a relação paciente-profissional e satisfação do usuário submetido aos tratamentos. Metodologia: Revisão de Literatura Narrativa, onde, para a realização do presente estudo, será realizada a consulta a livros, dissertações, exemplos que estimulam a compreensão do tema e em artigos científicos. A satisfação do usuário é um elemento importante para determinar a qualidade dos serviços de fisioterapia e, por isso, demanda maiores pesquisas científicas para aprofundar o conhecimento da avaliação da satisfação com os serviços de fisioterapia oferecidos. Os resultados foram satisfatórios, pois muitos que utilizam o mesmo, estão satisfeitos.



OBESIDADE INFANTIL EM CRIANÇAS EM PERÍODO ESCOLAR
Autor: Mariana Mantovani
Orientador: Veronica Jocasta Casarotto, Glauco César da Concei
A obesidade infantil tem atingido proporções epidêmicas, sendo classificada como uma doença crônica, voltando a atenção de pesquisadores pela prevalência alta nas últimas décadas. O objetivo da pesquisa é verificar a influência e a presença da obesidade infantil em crianças e adolescentes em idade escolar, sobre a qualidade de vida, considerando os aspectos físicos e emocionais das mesmas. Foram avaliados 33 indivíduos de ambos os gêneros, feminino e masculino, com idades entre 7 e 12 anos, estudantes da rede pública de ensino da cidade de Juara, no estado do Mato Grosso. O resultado da pesquisa foi de que 7 (sete) crianças apresentaram sobrepeso, 12 (doze) estão com obesidade, 1 (uma) criança com índice de magreza, e 13 (treze) estão eutróficas, ou seja, com IMC considerado normal. Portanto, é importante a conscientização e aconselhamento das escolas e dos pais sobre hábitos alimentares saudáveis e os riscos que a obesidade infantil pode causar e refletir na vida adulta.



ANÁLISE DA CAPACIDADE FUNCIONAL, MOBILIDADE E RISCO DE QUEDA, SENSIBILIDADE CUTÂNEA PLANTAR E EQUILÍBRIO DO IDOSO - NÃO INSTITUCIONALIZADO
Autor: Mariana Oliveira Santos
Orientador: Veronica Jocasta Casarotto, Glauco César da Concei
O envelhecimento da população brasileira, aliado ao aumento da longevidade dos idosos, tem profundas consequências na estruturação das redes de atenção à saúde, com maior carga de doenças crônicas e incapacidades funcionais. Objetivo: avaliar o equilíbrio, mobilidade de locomoção e sensibilidade, qualidade de vida em idosos com idade acima de 60 anos do município de Juara – MT. Metodologia: Foram incluídos 11 idosos com faixa etária de 70 anos ambos os sexos, foram avaliados e realizados a anamnese e exame físico, exame cardiorrespiratório, medidas antropométricas e sensibilidade cutânea plantar e aplicação de testes de mobilidade, equilíbrio, atividades de vida diária, qualidade de vida. Resultados: Os idosos do presente estudo apresentaram um déficit de equilíbrio e preservação de sensibilidade cutânea. Conclusão: O presente estudo possibilitou analisar a capacidade funcional de idosos, qualidade de vida e risco de quedas e sensibilidade cutânea plantar entre idosos acima de 60 anos. Dentre os achados encontramos déficit na qualidade de vida e de equilíbrio em idosos



AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM ACESSO Á ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA REDE PRIVADA DE ENSINO.
Autor: Cristiane de Lourdes Pelegrini Lopes
Orientador: Veronica Jocasta Casarotto, Glauco César da Concei
A satisfação do usuário é um conceito que passou a ser muito discutido e introduzido como parte das políticas de saúde. A Fisioterapia enquanto profissão da área de saúde está interligada com essas estratégias para melhorar a qualidade do atendimento. Para analisar a qualidade do atendimento, foi realizado uma pesquisa de campo, envolvendo 41 pacientes atendidos em uma clínica universitária de fisioterapia. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o nível de percepção e satisfação dos pacientes que foram submetidos a atendimentos fisioterapêuticos na clínica universitária de fisioterapia. Na pesquisa foi avaliada a qualidade de vida, o nível de percepção da qualidade dos atendimentos prestados no setor de fisioterapia, a condição clínica e antropométrica dos indivíduos. Os resultados indicaram de modo geral que os pacientes saíram satisfeitos com o tratamento recebido em todos os aspectos, bem como certificaram-se de retornarem à clínica caso necessário e que também indicariam a clínica para outros pacientes.