Faculdade do Vale do Rio Arinos - AJES

MONOGRAFIAS - Bacharelado em Enfermagem

O PAPEL DO ENFERMEIRO NO ACOLHIMENTO AO EXAME CITOPATOLÓGICO NAS UNIDADE BÁSICAS DE SAÚDE
Autor: Alaiane de Oliveira
Orientador: Prof. Me. Diógenes Alexandre da Costa Lopes
RESUMO: O exame de Papanicolau deve ser realizado de forma periódica, o não seguimento desta realização pode acarretar diversos problemas futuros à saúde da mulher, sendo estas recomendações básicas de saúde, contudo, dados nos mostram que essa não é a realidade de muitos municípios brasileiros. O estudo em questão apresentou como objetivo conhecer o significado do acolhimento frente ao exame preventivo Papanicolau para mulheres que acessam a unidade básica de saúde. A metodologia usada, realizada nas bases de dados Scielo Medline e Biblioteca Virtual em Saúde, no período de 2002 a 2021. O resultado mostrou-se que a atuação do enfermeiro frente ao acolhimento nos cénarios da atenção básica é de estrema necessidade para a prevenção de doenças. Ao concluir essa pesquisa, na qual os objetivos foram alcançados. Podemos dizer que a atuação do enfermeiro frente ao acolhimento nos cénarios da atenção básica é de extrema necessidade para a prevenção de doenças. PALAVRAS-CHAVE: Acolhimento; Exame preventivo Papanicolau; Atenção Primária em Saúde;Saúde da Mulher; Enfermagem.



CONDUTAS E ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO NA UNIDADE BÁSICA
Autor: Bruna Nogueira
Orientador: Prof. Me. Diógenes Alexandre da Costa Lopes
RESUMO: A atenção ao Pré-Natal é de grande importância para que transcorra de maneira saudável a gestação da mulher, e para isso sua qualidade está diretamente relacionada com as ações do enfermeiro. Com isso, o objetivo identificou a importância da consulta de enfermagem na assistência pré-natal no Brasil em Saúde Pública. Metodologia: corresponde a uma pesquisa bibliográfica de abordagem exploratória, feita através de descritores de saúde nas plataformas de pesquisa online, encontrando estudos nas mais diversas bases de dados, sendo selecionados artigos entre 2004 e 2021, que possibilitaram criar os resultados, seguindo os critérios de inclusão e exclusão previamente delimitados. Resultados: Mostrou-se que a atuação e conhecimento da equipe de enfermagem e enfermeiro é fundamental na prevenção de diversas complicações na gestação. Considerações finais: Observou-se que os cuidados que os enfermeiros prestam são de suma importância para melhorar a qualidade de vida das gestantes, assim como, promover assistência no pré-natal. PALAVRAS-CHAVE: Gravidez; pré-natal; Assistência de enfermagem; Assistência enfermagem/na gestação; Prevenção no pré-natal.



UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESPIRITUALIDADE E SAÚDE
Autor: Elenice Amate
Orientador: Prof. Me. Diógenes Alexandre da Costa Lopes
RESUMO: Introdução: Este artigo pretende demonstrar uma relação de reciprocidade entre a espiritualidade e a saúde humana. Objetivo: analisar a espiritualidade no processo saúde-doença-cuidado do paciente/usuário. Método: estudo exploratório de revisão de literatura com abordagem qualitativa, realizada a partir de buscas de publicações anexadas nas bases de dados SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) e GOOGLE ACADÊMICO, sobre o tema do enfermeiro frente à espiritualidade, tanto dele próprio quanto ao respeito individual e dos outros. Resultados: demonstram que a espiritualidade é uma das dimensões constituintes da multidimensionalidade do ser humano que necessita ser estudada, compreendida e aplicada nas ações do processo saúde-doença-cuidado. Conclusão: evidencia-se que essa temática necessita ser incluída na formação do profissional enfermeiro e também discutida e aprofundada em todos os cenários da prática profissional da enfermagem/saúde. PALAVRAS-CHAVE: Espiritualidade e Saúde. Religião. Enfermagem.



AVALIAR PRESENÇA DE MICRO-ORGANISMO NAS MAÇANETAS DE UM HOSPITAL LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE JUARA-MT
Autor: Fabiana Dias do Nascimento
Orientador: Prof. Me. Diógenes Alexandre da Costa Lopes
RESUMO: A contaminação em fômites na instituição de saúde pode colaborar para o surgimento de infecções hospitalares, trazendo prejuízos à saúde dos usuários. O objetivo desta pesquisa foi analisar os crescimentos microbiológicos das maçanetas internas e externas de um hospital no município de Juara, Mato Grosso. Realizou-se uma pesquisa de campo, de forma exploratória, de abordagem quantitativa. Da análise das 22 amostras coletadas, todas maçanetas apresentaram crescimento negativo, sendo este um resultado de grande valia para instituição analisada, visto que os microrganismos avaliados foram, E. Coli, Proteus, Enterococcus, Klebsiella-Enterobacter-Serratia-Citrobacter (KESC). PALAVRAS-CHAVE: Contaminação; Maçanetas; Fômites Hospitalares.



ENFERMAGEM E OS CUIDADOS AO PACIENTE COM LESÃO POR PRESSÃO
Autor: Ivone Lopes Braun
Orientador: Prof. Me. Diógenes Alexandre da Costa Lopes
RESUMO: Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, que tem o objetivo analisar na literatura científica sobre as práticas da enfermagem em relação a assistência destes profissionais aos cuidados aos pacientes que venham a apresentar lesão por pressão. Através do tema proposto e pela escolha dos descritores em artigos na temporalidade de 2012 a 2022 e a partir de critérios de exclusão e de uma leitura analítica se trouxe a discussão e os resultados. Constatou-se que os profissionais da enfermagem que assistem a esses pacientes que apresentam lesão por pressão precisam estar em constante atualização, para que atuem de forma qualitativa e assim promovam o bem-estar dos pacientes, sobretudo no âmbito preventivo. A lei nº 7.498 de 1986, que preconiza o exercício da enfermagem, traz que esse profissional é o responsável no planejamento, organização e avaliação dos serviços da assistência á enfermagem. Ressalta-se que é imprescindível que esses profissionais de Enfermagem precisam conhecer e adotar protocolos que garantam a assistência devida aos pacientes com Lesão por Pressão, designando estratégias quanto prevenção da progressão dessas lesões. PALAVRAS-CHAVE: Lesão por pressão; Profissionais de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem.



PGF SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA REVIÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Autor: Izabel das Dores de Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Claudio Silveira Maia
RESUMO: A pandemia da Covid-19 causada pelo novo coronavírus teve início na China em dezembro de 2019. Este cenário de pandemia provocou cicatrizes na saúde mental do mundo todo, a síndrome de Burnout é considerada uma exposição ao estresse, devido a fatores internos no ambiente de trabalho, onde ocorrem esgotamento físico e psicológico. O trabalho consistiu em analisar a Síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem, avaliando como a literatura descreve a Síndrome de Burnout nesses profissionais e os fatores predisponentes para o surgimento da Síndrome de Burnout naqueles que atuam na área dos profissionais de enfermagem, especialmente, durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa de revisão integrativa da literatura foi realizada a partir de artigos completos publicados nas bases de dados: SCIELO, LILACS e Google Acadêmico, publicados entre 2015 a 2021. O resultados foram alcançados de acordo com pretentido,onde a amostram consisitiu em 07 autores. Conclui se que o profissional de enfermagem tem sofrido muito com essa fase de Covid-19, pois eles precisam estar preparados pscologicamente para enfrentar os desafios,com essa pressão da pandemia eles acabam desenvolvendo a síndrome sem que perceba,mas existe soluções que podem auxiliar,que a redução da carga horária de trabalho. PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Bournout. Covid-19. Pandemia. Enfermagem.



GASOMETRIA ARTERIAL: APLICABILIDADES DO ENFERMEIRO NA UNIDADE TERAPIA INTENSIVA (UTI)
Autor: Leticia Ferreira da Silva
Orientador: Prof. Me. Diógenes Alexandre da Costa Lopes
RESUMO: Introdução: A gasometria arterial são um grupo de exames feitos em conjunto que medem o pH e as quantidades de oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) no sangue, o enfermeiro é responsável pela coleta de sangue e interpretação do exame, um ato que demanda conhecimento específico e habilidade técnico-científica. Objetivo: Uma revisão bibliográfica concernente a gasometria arterial, apresentar a técnica de coleta de gasometria e os cuidados de enfermagem em unidade de tratamento intensivo. Metodologia: revisão bibliográfica em artigos como base de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciElo) e Google Acadêmico, com critérios de inclusão e exclusão Resultados: A técnica de coleta consiste na amostra de sangue arterial para análise gasométrica com a finalidade de auxiliar no diagnóstico, conduzir terapêutica e detectar o nível dos gases no sangue, avaliando a adequação da oxigenação e ventilação e o estado acidobásico através da medição dos componentes respiratórios e não respiratórios. Considerações finais: Diante do que foi apresentado, torna-se essencial que o enfermeiro esteja atualizado e seja capaz cientificamente e tecnicamente de coletar sangue arterial, e conhecer a técnica de coleta de gasometria arterial e a interpretação. PALAVRAS-CHAVE: Gasometria; Cuidados de enfermagem; Unidade terapia intensiva;



PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO PARTO HUMANIZADO PARA ALÍVIO DA DOR- REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: Yorranna de Sousa Lacerda
Orientador: Prof. Me. Diógenes Alexandre da Costa Lopes
RESUMO: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são técnicas baseadas em conhecimentos terapêuticos tradicionais, utilizadas na assistência à saúde como complemento no cuidado oferecido ao paciente, auxiliando na prevenção, tratamento e cura, e estão sendo utilizadas cada vez mais como técnicas no alívio da dor no trabalho de parto. Como objetivo, o presente estudo visa identificar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde utilizadas no processo de parir para alívio da dor das parturientes. Esta pesquisa foi realizada através de uma revisão de literatura integrativa, onde foram encontrados 744 artigos abordando o tema, após a utilização dos critérios de inclusão e exclusão, bem como, análise rigorosa do conteúdo, resultou em uma amostra de 18 artigos científicos. Foram encontrados na pesquisa os métodos de bola suíça, banho de aspersão, massagem, exercícios de respiração, aromaterapia, acupuntura e suas variações (acupressão e auriculoterapia), musicoterapia, deambulação e posicionamento, yoga, hipnose e eletroestimulação transcutânea. Através da pesquisa, conclui-se que as técnicas complementares são eficazes e trazem diversos benefícios no trabalho de parto em relação ao alívio da dor, além de trazer mais humanização ao parto e causar uma descentralização do modelo biomédico. PALAVRAS-CHAVE: Terapias Complementares, Dor no Parto, Humanização.



A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA REDUÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.
Autor: Claudineia Alves Gama
Orientador: Diógenes Alexandre da Costa Lopes
A gravidez na adolescência é um grande problema de saúde pública, pois está disseminada em todo o mundo e traz riscos e consequências para adolescentes e lactentes, bem como para as famílias dos adolescentes envolvidos na gravidez indesejada. Diante desta problemática, a questão norteadora para o presente trabalho é: quais as iniciativas necessárias da área da saúde para reduzir as taxas de gravidez na adolescência? A partir da formulação da questão norteadora, nosso objetivo é dissertar sobre a gravidez na adolescência, e descrever a importância das iniciativas de educação em saúde, assim como, o planejamento familiar para reduzir o índice de gravidez precoce e indesejável entre os adolescentes. Os resultados obtidos demonstram que as iniciativas de educação em saúde para toda a família são instrumentos necessários para mudar a situação apresentada, assim como, a necessidade de proposição de programas de intervenção destinados a reduzir as taxas de gravidez na adolescência.



OZONIOTERAPIA EM FERIDAS
Autor: Eduarda Gabrieli Caobelli Martins
Orientador: Diógenes Alexandre da Costa Lopes
O estudo teve e tem como objetivo geral e principal discutir o uso da Ozonioterapia no tratamento de feridas, e conhecer o uso da ozonioterapia e práticas envolvidas no tratamento. O estudo foi realizado através de uma revisão de literatura do tipo exploratório com bases de dados utilizadas, usado para limites de critérios de inclusão e exclusão, bem como artigos publicados artigos que contemplavam o objetivo do estudo. Consta-se que desde a Primeira Guerra Mundial, a ozonioterapia é utilizada como modalidade terapêutica alternativa em diversas doenças. O ozônio, como dito é um gás naturalmente presente na atmosfera, composto por três átomos de oxigênio, seu uso terapêutico justifica-se por meio de suas propriedades baseia-se no seu mecanismo de ação causando a morte principal dos microrganismos. De maneira geral, o ozônio é indicado para o tratamento feridas inflamatórias e infecciosa. Portanto, no país Brasileiro, a utilização terapêutica do ozônio ainda é reduzida e poucas informações sobre seu uso no tratamento de feridas.



ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À AMAMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JUARA-MT
Autor: Flavia Santos da Silva Lopes
Orientador: Diógenes Alexandre da Costa Lopes
A amamentação materna exclusiva é um ato natural da puérpera, que deve ser iniciado nas primeiras horas de vida fortalecendo o vínculo entre mãe e filho, o leite materno é composto por nutrientes necessários para o desenvolvimento desse bebê, além de conter imunoglobinas, enzimas e lisozimas e muitas outras substâncias que ajudam a proteger a criança contra infecções, tem hormônios e anticorpos e envolve vários fatores como psicossociais. As orientações sobre a amamentação devem acontecer no primeiro momento do pré-natal pela equipe de enfermagem, é durante o pré-natal que essas mulheres devem ser incentivadas e ensinadas a como fazer a amamentação de forma adequada. O objetivo dessa pesquisa é avaliar a assistência de enfermagem quanto a amamentação no município de Juara Mato Grosso. A metodologia se trata de uma pesquisa quantitativa exploratória de campo, com gestantes e puérperas. Resultado: A pesquisa realizada no Hospital Municipal Elidia Machietto Santillo, obteve um total de 32 participantes, 78,1% dessas mulheres afirmam que não receberem nenhuma orientação sobre os cuidados que deveriam ter realizado durante a gestação com sua mama para prepara-la para o ato de amamentar. Considerações finais: Foi avaliado no Munícipio de Juara que a assistência de enfermagem quanto à amamentação não está sendo realizando de uma forma efetiva por parte dos profissionais da enfermagem, diante deste cenário é visível que os profissionais não estão realizados as abordagens sobre as orientações necessárias para preparar essas mulheres para a amamentação durante o pré-natal conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.



ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS E PSICOLÓGICAS NA GESTAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Autor: Irenilton Jesus dos Santos
Orientador: Diógenes Alexandre da Costa Lopes
A gestação se caracteriza por um período de profundas modificações fisiológicas, psicológicas e sociais, que preparam o corpo e a mente para adaptar seus sistemas à essa nova circunstância. As alterações advindas nesse período, são consideradas uma das intensas que o corpo humano pode sofrer. A gestação não é entendida como patologia, mas é um período complexo na vida da mulher. O presente estudo tem por objetivo investigar através da revisão sistemática de literatura trabalhos publicados sobre as alterações fisiológicas e psicológicas ocorridas na gestação, justificada a importância desse saber na prática profissional da enfermagem. Identificou-se nas bases eletrônicas de forma satisfatória informações que contemplassem a pesquisa, embora poucos são os trabalhos que abrangem a temática. Notou-se que de maneira geral, a atenção oferecida pelos profissionais de saúde se dão em especifico às alterações físicas que ocorrem na gestação, embora as questões psicológicas sejam consideradas como relevantes no período gestacional.



A IMPORTÂNCIA DO EXAME CITOPATOLÓGICO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER UTERINO NA TERCEIRA IDADE
Autor: Juciene Garcia da Silva
Orientador: Diógenes Alexandre da Costa Lopes
O câncer de colo uterino vem acometendo, sobretudo, as mulheres na idade reprodutiva, e se constitui com um grave problema de saúde pública, por causa desse alto índice de mortalidade, que é provocado em razão do diagnóstico tardio. O objetivo geral deste percurso metodológico é analisar na literatura a importância do exame citopatológico na detecção do câncer de colo uterino nas mulheres acima de 65 anos. O estudo foi dirigido através de pesquisa bibliográfica, com consulta a materiais disponibilizados além em bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, da Scielo e do Google acadêmico totalizando 20 artigos, publicados entre 2018 a 2021, na língua portuguesa; disponíveis diretamente relacionados ao tema. Durante a leitura e a análise desses artigos, fora mostrado que o conhecimento sobre a prevenção do câncer de colo uterino pelas mulheres brasileiras é muito baixo, situação que está relacionada diretamente com a situação sociodemográfica, econômica e cultural. De tal modo, o profissional da enfermagem tem um papel fundamental junto a essa população, especialmente no que se refere à educação em saúde, de forma a se mudar conceitos e conseguir uma ampla cobertura na realização da prevenção. Sendo o acolhimento e a informação as principais estratégias de abordagem pelos profissionais da saúde, de modo a obter plena adesão ao exame preventivo do câncer de colo uterino.



A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NO CUIDADO DE PACIENTES AUTISTAS INFANTIS
Autor: Luciane Inês Groth Diehl
Orientador: Diógenes Alexandre da Costa Lopes
O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do desenvolvimento com consequências principais em três aspectos: interações sociais, comunicação e comportamentos repetitivos e estereotipados, sendo o enfermeiro de fundamental importância para o manejo positivo do diagnóstico e acompanhamento das crianças autistas, através da observação de comportamentos, análise de crescimento e desenvolvimento, e orientação dos pais sobre o transtorno. Portanto, este estudo tem como objetivo discorrer sobre a importância da enfermagem no cuidado de pacientes infantis com transtorno do espectro autista. Trata-se aqui de uma revisão de literatura realizada nas bases de dados Scielo (Biblioteca Eletrônica Científica Online), Biblioteca Virtual em Saúde e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Como resultado, foram selecionados 07 estudos que afirmam que o enfermeiro é figura principal no diagnóstico precoce, através das consultas de rotina por meio da identificação de sinais característicos, e pelo uso de instrumento que facilite a identificação do transtorno. Conclui-se, que o enfermeiro e sua percepção precoce dos sinais, fazem a diferença para que a criança tenha um acompanhamento e um direcionamento positivo no enfrentamento à doença



A ATUAÇÃO E O PAPEL DO ENFERMEIRO DURANTE A REALIZAÇÃO DO PRÉ- NATAL: GESTANTES
Autor: MARCELA DE OLIVEIRA PINTOR
Orientador: PROF. ME. DIOGENES ALEXANDRE DA COSTA LOPES
RESUMO Quando se fala em gravidez, já gera a expectativa de ser mãe, de saber da existência de uma vida dentro de si gera sentimentos de prazer, felicidade e satisfação para a futura mãe. Porém, ao mesmo tempo, ela convive com a ansiedade, incerteza e insegurança. O objetivo do estudo foi analisar a atuação do enfermeiro na saúde primária das gestante primigestas. A pergunta para realizar a pesquisa foi: O enfermeiro tira todas as dúvidas das gestantes em suas consultas? A metodologia que foi usada foi de Revisão bibliográfica, onde foram analisado. artigos entre os anos 2006 a 2023, os critérios de inclusão foram os que estão coerente ao com tema, e os critérios de exclusão foram os que não estavam de acordo com a busca, as base de dados de pesquisam foram Scielo e google acadêmico. Os resultados foram alcançados, com base na pesquisa diz que o enfermeiro contribui na preparação da gestantes durante seu pré- natal, pois ele contribui passando todas as informações necessárias para que cada gestante tenha um parto tranquilo e com todas as informações. Conclui o enfermeiro traz todas as informações necessárias para as gestantes desde primeira consulta, até o fim da gestação, pois sempre contribui com informações que será levado para a vida. PALAVRAS-CHAVE: Enfermeiro. Gestantes. Pré- Natal.



ABORDAGEM DA ENFERMAGEM NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA PEDRIATRICA
Autor: MARISTELA REGINA ROSINKE
Orientador: PROF. ME. DIOGENES ALEXANDRE DA COSTA LOPES
RESUMO Ao analisar a abordagem da enfermagem nos cuidados paliativos em oncologia pediátrica podemos dizer que o cuidado paliativo promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento. O objetivo geral é falar sobre cuidados paliativos em pediatria oncológica.. A metodologia utilizada foi de revisão de Literatura Narrativa. Os resultados foram satisfatório, na qual foi analisado os artigos selecionados 7 artigos dos últimos 10 anos ou seja de entre 2013 a 2023. Foram encontrados 51 artigos, desses foram excluídos 46, os critérios usados foram, que não estava de acordo com tema proposto e de língua inglesa. Os que foram incluídos foram os que estavam de acordo com tema, na língua portuguesa Após realizar esse trabalho, considera se que cuidados paliativos onde o enfermeiro deve desempenhá-los a partir de uma visão humanística, em que apesar da impossibilidade da cura, a sua relação com o paciente não deve deixar de acontecer, trabalha com psicológico das pessoas, ainda mais com a vida das crianças, ele trabalha em aliviar os sintomas de pessoas que já estão em estados terminais, ele contribui a ajudar os familiares entender que é uma dor que tem que estar preparados para aceitar. PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem; Oncologia; Pediatria; Cuidados Paliativos.



OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM IDOSOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Autor: SUMAYA ISABELA DA SILVA DURAES
Orientador: PROF. ME. DIOGENES ALEXANDRE DA COSTA LOPES
RESUMO Os cuidados de enfermagem para a prevenção de lesões por pressão dentro da unidade de terapia intensiva é importante para evitar danos em pacientes já fragilizados, pois a Lesão por Pressão pode ser prevenida através de métodos elaborados. Com isso, o objetivo foi descrever quais os cuidados de Enfermagem para a prevenção de lesão por pressão em idosos da Unidade de Terapia Intensiva. Metodologia: Representa uma revisão narrativa, de modo qualitativo, realizada nas plataformas de pesquisa online e selecionando estudos entre 2011 e 2023, com modo de seleção e exclusão. Resultados: Mostrou-se que para realizar a prevenção, é de extrema importância seguir a Escala de Braden e tais medidas preventivas como: Inspeção, exame físico, higienização e hidratação da pele, além de proporcionar a redistribuição da pressão através da mudança de decúbito e uso de superfícies como colchões, travesseiros, coxins e almofadas. Conclui-se que os profissionais responsáveis pelo indivíduo hospitalizado precisam aplicar em seus cuidados as ações preventivas (cuidado com a pele, posições e o uso da escala), sendo essenciais para que não desenvolvam Lesões por Pressão no ambiente de Unidade de Terapia Intensiva. PALAVRAS-CHAVE: Idoso; Unidade de Terapia Intensiva; Enfermagem; Lesão por pressão.