UNIDADE JUARA

GRADUAÇÃO - Direito

Direito

Bacharelado
5 anos (10 semestres)
ATUALIDADE:

O Curso de Direito da AJES é que mais aprova no Exame da OAB, no Estado de Mato Grosso, mais uma vez! Isso demonstra que se está no caminho certo. A missão agora é superar os próprios índices em buscar de uma aprovação ainda maior dos acadêmicos de Direito, nos exames e concursos públicos, bem como prepará-los, com uma formação teoricamente consolidada com atividades práticas integrativas humanistas, aliada a uma visão crítica e reflexiva, para uma atuação profissional de sucesso, capaz de responder e atuar com primazia em situações de riscos e conflitos.

Para isso, o Curso de Direito conta com uma infraestrutura de qualidade, corpo docente altamente preparado e de notório saber jurídico, matriz curricular moderna amparada nas novas diretrizes editadas pelo Ministério da Educação, biblioteca e laboratórios de excelência.

 

DADOS:

Carga Horária: 4.125 horas

Turno: Noturno

 

OBJETIVOS:

O Curso de Bacharelado em  Direito da AJES prepara o acadêmico para uma compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais que devem nortear sua atuação, com capacidade de leitura crítica e de aplicação prática de conteúdos técnico-jurídicos e gramaticais. Atuando sempre com conduta ética, conscientemente desenvolvida e associada à responsabilidade social e profissional, com habilidade na utilização do raciocínio jurídico, da argumentação, da persuasão e da capacidade de desenvolvimento eficiente da pesquisa sobre a legislação, a jurisprudência, a doutrina e outras fontes do Direito.

Além disso, a preparação transcorre pela habilidade do acadêmico para encontrar soluções adequadas às situações complexas do cotidiano, para equacionar problemas e buscar soluções harmônicas para demandas individuais e sociais; também, desenvolvendo a composição e solução de conflitos de interesses individuais e coletivos com habilidade no domínio das tecnologias, de técnicas e de regras processuais do fenômeno jurídico. Para, assim, com extrema habilidade meditar e repensar continuamente o Direito, fazendo da Ciência Jurídica um reflexo permanente da evolução cultural e social.

 

MERCADO DE TRABALHO:

O Curso de Direito é uma das opções de maior dinamismo no ensino superior. Isso porque, oferece, ao bacharel em direito, muitas opções em diversas carreiras jurídicas, para muito além das hipóteses tradicionais de Advogado, Promotor de Justiça e de Juiz de Direito. Para quem não se identifica com estas carreiras – há outras possíveis opções de serem seguidas pelo bacharel de Direito que somam-se entre as esferas municipal, estadual e federal, entre as iniciativas públicas e privadas. Os concursos públicos são exemplos deste dinamismo que o Curso oferece, já que abre diversas opções nas quais o bacharel poderá prestar concurso  tanto no Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário, tais como: defensoria pública, delegado de polícia, escrivão de polícia, no Tribunal de Contas dos Estados, Receita Federal, Bancos, Instituições Financeiras, Cartórios de Notas e de Registro de Imóveis, dentre outros. Portanto, há uma ampla e variada diversidade que o bacharel em direito poderá optar, de acordo com seus gostos e seu perfil.