UNIDADE JUARA

GRADUAÇÃO - Fisioterapia

Fisioterapia

Bacharelado
Conceito 4 pelo IGC do MEC
10 semestres/ 5 anos

 

A fisioterapia como profissão nasceu em meados do século XX, quando as duas guerras mundiais causaram muitas lesões e ferimentos graves nos soldados, que necessitavam de uma abordagem de reabilitação para reinseri-los novamente em uma vida ativa. Inicialmente executada por voluntários nos campos de batalha, a fisioterapia acompanhou as grandes mudanças e transformações do século XX e os profissionais que a desempenhavam souberam agregar novas descobertas e técnicas às suas práticas, sofisticando e desenvolvendo uma ciência própria e um campo específico de atuação, independente das outras áreas da saúde.

A fisioterapia da Faculdade AJES

Na Faculdade AJES, o acadêmico recebe formação generalista, podendo inserir-se no mercado de trabalho imediatamente após a conclusão do curso, nas mais diversas áreas de conhecimento. Em concordância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a AJES tem por objetivo dotar o acadêmico dos conhecimentos requeridos para o exercício profissional baseado em ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação à saúde, em nível individual e coletivo.

Características do curso

A matriz do curso aborda desde disciplinas que prezam pela formação integral do ser humano, visando o desenvolvimento pleno de suas potencialidades, até disciplinas específicas, teórico práticas, realizadas nos melhores laboratórios de Anatomia, Fisioterapia e Histologia da região do Vale do Rio Arinos.

Desde o início da graduação, os acadêmicos são inseridos em projetos e eventos que integram a comunidade em diferentes setores como Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e Clínicas de Fisioterapia. A partir disso, nosso acadêmico chega melhor preparado no mercado de trabalho.

A faculdade preocupa-se com a qualidade do ensino ofertado ao aluno, buscando profissionais qualificados para participarem da equipe. Além disso, é oferecido ao acadêmico todo o suporte necessário para uma formação de excelência, através de um acervo de livros completo, tanto no espaço físico, quanto na biblioteca digital, que contribuirão para a produção de conhecimento com modelos e métodos de investigação e de prática profissional. 

Os estágios curriculares obrigatórios serão realizados na Clínica de Fisioterapia da AJES  e também nos setores públicos de saúde da região. Isso permite ao aluno perpassar por todas as  áreas de atuação da fisioterapia, facilitando assim, a percepção do acadêmico para qual ou quais áreas se identifica mais. 

Áreas de atuação do Fisioterapeuta

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), que regulamenta a profissão de fisioterapeuta no Brasil, reconhece como  especializações e áreas de atuação:

Fisioterapia Desportiva

É uma das áreas mais conhecidas e uma função fundamental e importante em centros esportivos e de treinamentos. Permite ao fisioterapeuta trabalhar prevenindo e reabilitando lesões esportivas

Fisioterapia em Acupuntura

Trata-se da aplicação da acupuntura — e também de outras técnicas da medicina tradicional chinesa — a problemas musculoesqueléticos. 

Fisioterapia do Trabalho

A área tem a função de manter a saúde do trabalhador e prevenir ou tratar lesões ou qualquer outra disfunção decorrente de sua atividade profissional.

Fisioterapia Neurofuncional

O fisioterapeuta pode ajudar pacientes que têm limitações físicas ou neuromotoras decorrentes de doenças neurológicas ou degenerativas, a fim de garantir sua autonomia.

Fisioterapia Aquática

Essa área de atuação engloba a utilização da água em diferentes contextos para promover a recuperação respiratória, o fortalecimento muscular e o alívio de dores, entre outros problemas. O trabalho com água se dá por meio de imersão, banhos, ingestão de águas naturais, ambientes termais com o uso de vapores e lamas, compressas, vaporização, dentre outros.

Fisioterapia Cardiovascular

Trabalha com intervenções para prevenir os fatores de risco cardiovascular e garantir melhores condições físicas e mentais dos pacientes com doença cardiovascular crônica. Os profissionais atuam também com a recuperação de pacientes após um acidente vascular cerebral, por exemplo.

Fisioterapia Respiratória

Trata de doenças respiratórias que podem ocasionar disfunções no diafragma, no metabolismo muscular e na oxigenação sanguínea.

Fisioterapia Dermato Funcional

Esse segmento é voltado principalmente à estética. O profissional ajuda em tratamentos como o de redução da gordura localizada, flacidez da pele, estrias, cicatrizes e outros tipos de condições que a pele apresenta.

Fisioterapia em Geriatria

Trabalha com atenção e cuidados a idosos, com ênfase em sua qualidade de vida, bem-estar e mobilidade.  

Fisioterapia em Oncologia

A assistência a pacientes com câncer — ou com sequelas da doença — também é uma das especialidades do fisioterapeuta. O profissional auxilia, inclusive, em pré-operatório, no preparo do paciente para o procedimento e para tentar reduzir as complicações.

Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Acompanha e trata disfunções causadas por doenças, traumatismos ou lesões ortopédicas.

Fisioterapia em Saúde da Mulher

Compreende o trabalho com as especificidades do corpo da mulher. Desenvolve a ginástica íntima, que ajuda a diminuir sintomas da menopausa, no tratamento de incontinência urinária, auxilia com a redução de cólicas menstruais e a preparar o corpo para o parto/ amamentação.

Fisioterapia em Osteopatia

Nessa área, o profissional trabalha com a manipulação musculoesquelética para tratar doenças e aliviar sintomas de dores. Um exemplo é o trabalho para recuperar a postura adequada.

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Trabalha com condições de pacientes que sofrem complicações clínicas e necessitam de acompanhamento contínuo. Esse trabalho é realizado em conjunto com outros profissionais.

Fisioterapia Domiciliar

Proporciona a reabilitação de pacientes, os quais possuem limitações que dificultam sua locomoção até a clínica.

Outras áreas em desenvolvimento:

  • Fisioterapia Hematológica
  • Fisioterapia Endocrinológica
  • Fisioterapia Angiológica
  • Fisioterapia Pericial
  • Fisioterapia Legal
  • Fisioterapia do Sono
  • Fisioterapia da Família e da Comunidade

Os profissionais de Fisioterapia podem atuar em hospitais, ambulatórios, clínicas médicas, centros de treinamentos, SPAs, academias de ginástica, centros de estética, asilos, casas de repouso, empresas e também podem direcionar sua carreira a pesquisas na área e a docência do Ensino Superior.