Faculdade do Vale do Rio Arinos - AJES

NOTÍCIA

Data: Terça-feira, 11/08/2020 23:50

Sistema Educacional da AJES em período de PANDEMIA!

Fonte: Claudio Silveira Maia

          Por meio da Portaria Institucional 004/2020, de 16 de março de 2020, a AJES, em atenção às recomendações dos Ministérios da Saúde e da Educação, mas sobretudo sensível ao panorama de expansão do novo coronavírus que então avançava pelo Estado de Mato Grosso, implantou em sua faculdade um programa de integração pedagógico e administrativo-financeiro, cujas estratégias visaram à continuidade das atividades acadêmicas, a despeito das consequências econômicas, sociais e de afetação da saúde pública trazidas pela pandemia.

            O propósito desde o início foi garantir a nossos alunos o prosseguimento ininterrupto de seus estudos, mas não apenas isso. De fato, a AJES mostrou-se sabedora e empenhada a realizar os investimentos em infraestrutura tecnológica e qualificação de suas equipes pedagógicas e dos setores administrativo-financeiros, a fim de que o ensino e a aprendizagem continuassem a ser construídos solidamente embasados em plataformas que fossem referência de qualidade no processo de formação em nível superior.

            Assim materializou-se o Sistema de Aulas Síncronas, inicialmente através das salas em ambiente virtual da Plataforma ZOOM, complementado por outra plataforma: a Plataforma Moodle já presente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da IES, destinada, até então, ao Sistema de Ensino a Distância (EaD).

Esse sistema já garantiria uma performance de qualidade do processo de ensino-aprendizagem que manteria a AJES como uma das principais instituições de Ensino Superior no país, dadas a envergadura de seu quadro docente, a qualificação técnica de seu quadro administrativo e de Tecnologia em Gestão de Informações (TGI), regidos pela observação incondicional dos princípios didático-pedagógicos e da filosofia administrativa já consolidados pela IES.

Porém, a AJES não se conformou a um aparato tecnológico que simplesmente lhe permitiria seguir em frente, ainda que com a mantença da relativa posição de destaque no Estado. O Corpo Diretor da IES decidiu por buscar o que melhor atendesse às necessidades dos nossos alunos, tendo em vista a qualidade das aulas síncronas, o acompanhamento das disciplinas EaD e a atenção nos setores administrativo e financeiro, acompanhando, então, as posições das mais importantes instituições de ensino superior no mundo, em ações tomadas durante o contexto de pandemia. Nesse sentido, a AJES incorporou as Plataformas Google e ClassApp e os sistemas SAGAH e GENNERA, integrando os sistemas pedagógico e administrativo-financeiro, assim enriquecendo de forma privilegiada os processos de ensino, aprendizagem e comunicação entre os atores da comunidade acadêmica.

Entendemos perfeitamente que a modalidade apresentada é provisória, mas o ensino jamais pode ser improvisado. Trata-se de respeitar e continuar acreditando naqueles que levarão a Marca AJES em seus Diplomas aonde quer que forem e para além de suas próprias gerações. Nesse sentido, o planejamento para integração de todos ao novo Sistema envolveu investimentos massivos em tecnologia e treinamento do capital humano e intelectual da IES, a fim de manter a Organização AJES antenada com o futuro sempre presente e a conexão plena, instantânea e resolutiva junto a nossos alunos.

Também sabemos que o momento é crítico e delicado, uma vez que nossas vidas foram totalmente modificadas por conta da interferência do coronavírus em nossas rotinas. Mas justamente buscando proteger a nossa comunidade acadêmica, seus familiares e nossos profissionais, estamos proporcionando aulas em ambiente virtual síncrono de alta qualidade interativa e na disposição de ferramentas de metodologias ativas que estarão potencializando muito o processo de ensino-aprendizagem. Nossas aulas em EaD têm o acompanhamento de professores da instituição, os quais estarão mensalmente em contato direto com o aluno via sala virtual síncrona.

Temos a certeza de que a introdução desse Sistema pedagógico propiciará aos nossos alunos o aproveitamento pleno da matriz curricular, sem quaisquer prejuízos ao seu tempo de formação, além de benefícios verdadeiramente extraordinários adquiridos com as necessidades inéditas em face do contexto de pandemia, quer porque tenha nos obrigado a uma rápida adaptação frente a novidades inimagináveis, quer porque tenha aberto oportunidades e possibilidades também inimagináveis, mas agora já palpáveis, considerando o treinamento da comunidade acadêmica que antecedeu o início das aulas, bem como as aulas já em curso a partir do dia 20 de julho deste 2020.

Por fim, destacamos que a AJES continuará à disposição de seus acadêmicos no sentido de fortalecer o compromisso entre a IES e seus alunos, em prol de uma formação que lhes garanta uma competitividade técnico-científica de destaque no mercado de trabalho e posição de prestígio e reconhecimento profissional e humano perante a sociedade em que viver e atuar.

A recomendação continua: Cuidem-se a si mesmos e uns aos outros. Se puderem, fiquem em casa!

 

A seguir, apresentamos algumas orientações para que mantenham sua rotina acadêmica:

1 – As aulas síncronas serão ministradas no mesmo horário das aulas presenciais?

Sim. As aulas síncronas garantem ao processo de ensino-aprendizagem a presença síncrona de alunos e professores em sala de aula virtual, sem qualquer prejuízo de tempo. Muito ao contrário. Aqui o universo das metodologias ativas e da interdisciplinaridade estará sendo mais amplamente explorado, garantindo diversificação das estratégias de ensino para uma melhor ativação do aprendizado. A interação aluno-alunos e alunos-professores está também plenamente garantida neste ambiente, por meio da comunicação instantânea em horário de aula. Além disso, as aulas ficam gravadas e imediatamente disponibilizadas aos alunos após o fechamento da sala, exceto as aulas do último período, as quais estarão disponíveis a partir das 14h do dia seguinte. Também os planos de aula, as propostas de atividades práticas, o calendário de avaliações e de trabalhos, a natureza do projeto integrador e suas respectivas pontuações ao longo do semestre, bem como os materiais de apoio, já são disponibilizados aos alunos antes do início das aulas, garantindo ciência de datas e pontos desde o início do período letivo. Para tal ciência, o aluno conta com o ClassApp e com o próprio ambiente da sala de aula no Google.

Observe-se que aos professores não se recomenda a virtualização das aulas expositivas, as quais deverão ser incrementadas com o uso das ferramentas disponíveis no Google Forms e nos demais campos colocados a serviço de professores e alunos em ambiente síncrono.

– As atividades continuam iguais?

Sim. As aulas serão ministradas normalmente de forma síncrona. É importante ressaltar que as aulas acontecem no ambiente virtual do Google Classroom (Google Sala de Aula). Essa plataforma é utilizada para inserir todos os materiais do curso e das aulas, além das atividades. O Google Meet é o ambiente de teleconferência recíproca entre professores e alunos.

3 – Como será confirmada a presença do (a) acadêmico (a)?

Muito simples! A AJES adotou a sistemática de veiculação de listas de presença produzidas no Google Forms e apresentadas em determinado momento da aula. A lista é veiculada sem qualquer prejuízo ao tempo de aula e garante absoluta transparência ao processo de confirmação da presença. Outros recursos, como a disposição de atividades que requeiram os nomes dos alunos, serão utilizados como confirmação complementar, quando necessário.

4 – Posso gravar/compartilhar as aulas em vídeo?

As aulas ministradas com mediação tecnológica síncrona são de propriedade intelectual do Magistério da AJES, com cessão direta exclusivamente à IES. A gravação de aulas sem autorização viola o art. 46, IV, da Lei nº 9.610/98, que trata dos direitos autorais. Tanto as aulas quanto o material de apoio produzido pelo (a) docente, como slides e apostilas, não podem ser divulgados ou reproduzidos sem prévia autorização. O (a) estudante ou qualquer pessoa que ignorar essa regra estará sujeito à indenização que pode ser exigida pelo (a) professor (a) ou pela IES em ação judicial própria.

5 – Por quanto tempo perdurará o modelo de aulas mediadas por tecnologia?

Não há previsão em relação à duração deste modelo. Entretanto, a IES está preparada para acompanhar quaisquer eventualidades, inclusive em relação ao retorno das aulas presenciais em ambiente físico, sendo que quaisquer alterações no modelo serão previamente comunicadas a toda a comunidade acadêmica.

6 – Como o plano de ensino será aplicado? E as atividades avaliativas?

O plano de ensino seguirá conforme publicado na Sala de Aula de cada turma. Também as atividades avaliativas estão lá previstas de acordo com sua especificidade. A modalidade de questões objetivas de múltipla escolha será predominante entre as atividades avaliativas, somando-se a ela a modalidade de atividades formativas, como o projeto integrador e as questões subjetivas apresentadas nas avaliações bimestrais e nos trabalhos previstos. Importante destacar que a AJES entende as avaliações como contributivas e não punitivas, sendo elas um importante feedeback dos alunos em relação ao desempenho deles próprios em determinado conteúdo, mas também do próprio professor na gestão de sua Sala de Aula. Também é importante destacar que além das aulas ministradas gravadas ficam garantidos os procedimentos de revisão de conteúdos e de recursos às provas. Professores, Coordenadores e a Diretoria de Ensino acompanharão e orientarão todas as etapas do processo de aulas síncronas e avaliações.

7 – E as aulas de pós-graduação?

As aulas de pós-graduação lato sensu continuam normalmente em ambiente de aulas síncronas, salvaguardadas as aulas práticas, as quais acontecerão presencialmente assim que autorizadas pelo Ministério da Educação.

8 – A Biblioteca e o Laboratório de Informática estarão disponíveis?

Em decorrência da suspensão das atividades presenciais em ambiente físico, estarão disponíveis as Bibliotecas Digitais da IES, conforme endereços eletrônicos afixados nos variados campos de comunicação da AJES. Já o Laboratório de Informática fica com uso suspenso até segunda ordem.

9 – Como funcionará o atendimento ao aluno?

A Secretaria Acadêmica e o Departamento Administrativo-Financeiro estão atendendo principalmente por meio do ClassApp. Ainda são possíveis os atendimentos via telefones e WhatsApp, além dos respectivos e-mails e ouvidorias institucionais. As Coordenações e Diretores da AJES também estão disponíveis via ClassApp.

10 – Como serão tratados os casos extraordinários?

Os casos extraordinários são casos não previstos nos itens acima. Na medida em que surgirem, serão deliberados pelas Diretorias em conjunto com as Coordenações e demais departamentos de Gestão Acadêmica, e a seguir comunicados aos discentes por meio do ClassApp ou, se for o caso, por meio do e-mail institucional de cada aluno. Ex.: xxxxxxxxxxx@ajes.edu.br

11 – Qual o embasamento legal para o Sistema de Aulas Síncronas, complementado pelo Sistema EaD, aplicado pela AJES com a finalidade de flexibilização das aulas em cursos presenciais?

A AJES, no exercício de sua autonomia garantida pela Constituição Federal do Brasil (CFB), decidiu pela continuidade de seus Projetos e Atividades Acadêmicas observando o disposto na Declaração da Organização Mundial de Saúde, de 11 de março de 2020, que declara a situação de pandemia no que se refere à infecção pelo coronavírus, bem como ao pedido para que os países redobrem o comprometimento contra a pandemia; observando a Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas de enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, especialmente, o art. 2º, parágrafo único, incisos I e II; e respeitando os parâmetros e os limites legais estabelecidos, com destaque para a previsão contida no art. 2º da Portaria MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019 e Portaria MEC nº. 343, de 17 de março de 2020 (a qual “Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19”); e, ainda, em consideração ao complexo quadro gerado pela pandemia do coronavírus (COVID-19); em consideração ao cenário de transmissão cujo pico no Estado de Mato Grosso está anunciado para agosto de 2020; bem como às medidas de Segurança em Saúde Pública adotadas pelos Governos Estadual e Municipais para enfrentamento da pandemia.

Para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, a AJES segue à inteira disposição de todos, reiterando os cuidados necessários e sinalizando para dias melhores que certamente virão, com fé em Deus e todos nós fazendo a nossa parte por uma educação em busca sempre da melhor qualidade, mais ética, mais inclusiva e mais abrangente.

 

Atenciosamente

 

EQUIPE GESTORA DA AJES